Blog Alexandre Carvalho

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Second Life versão brasileira

Second Life, mundo virtual que virou mania na web, atinge a marca de 5,5 milhões de habitantes e ganha versão brasileira neste mês

Os brasileiros são fortes adeptos das manias da internet. A presença tupiniquim é tanta que versões em português surgem para atender a demanda sempre crescente de internautas. Foi assim com o Orkut, site de relacionamentos, e será assim com o Second Life – mundo que existe somente na rede virtual e é povoado por mais de 5,5 milhões de habitantes.

A versão nacional será lançada dia 23, segundo o diretor de marketing do Second Life Brasil, Emiliano de Castro. O ambiente foi desenvolvido pela bauruense Kaizen Games, em parceria com a IG, e terá réplica de pontos turísticos brasileiros e lojas nacionais.

Para quem está por fora do assunto, um aviso: o Second Life é um marco na relação pela internet por criar ambiente virtual que imita a realidade, com personagens, locais, objetos e eventos.

Por meio dele, o internauta literalmente tem uma “segunda vida” e seu avatar (como é chamado o personagem) pode fazer compras, conhecer pessoas, curtir festas e descolar trabalho.

Assim como no mundo real, nada é de graça no Second Life e é preciso cartão de crédito para comprar o liden dollar, a moeda oficial desse mercado. Cada L$ 160 equivale a R$ 1.

De olho nesse mercado, inúmeras marcas, como a Adidas e a Volks, lançam produtos exclusivos para os personagens virtuais, identificando um filão para fazer marketing na internet.

Para fazer parte desse universo é preciso ter um acesso banda larga. O cadastro deve ser feito por meio do endereço www.secondlife.com.

Jovem conquista amizades

Para a rio-pretense Beatriz Teixeira Khauam, 17 anos, o Second Life é excelente para conhecer pessoas de todas as culturas e lugares do mundo e, principalmente, “ser o que você sempre quis ser”.

Ela entrou neste mundo há três meses com a personagem Bezinha Bekkers e acessa o Second Life de três a quatro vezes por semana. “Eu vou à praia, me arrumo para sair, tomo driques, danço e viajo para vários lugares como se fosse na vida real”, diz.

Bezinha Bekkers também já consumiu produtos no Second Life. “Já comprei várias roupas, carros e jóias para incrementar meu avatar. O meu point mais querido, por enquanto, é a ilha Brasil, onde se concentra a turma brasileira”.

Usuários já têm ilha para treinamentos

No mundo do Second Life também está disponível uma espécie de “ilha de treinamento” para familiarizar usuários com as novidades da versão nacional. A versão brasileira terá 23 novas ilhas e os cenários são o centro antigo de São Paulo e a praia de Copacabana, no Rio.

Outra atração é o atendimento de consultores para ajudar usuários interessados em abrir uma empresa no Second Life. Sendo essa uma excelente estratégia de marketing para atrair novos clientes e fidelizar a marca de sua empresa.

Caso queira comentar, sugerir, ou discutir algo, por favor entre em contato pelo blog ou pelo meu e-mail - alexandre@alexandrecarvalho.com

Grande Abraço

Um comentário:

Rafael Mauricio Menshhein disse...

Excelente post, conteúdo que aponta a mais nova era dos negócios no mundo, onde tudo fica ao alcance de um clique.
Parabéns, também quero agradecer pela visita em meu blog.
Tenha uma ótima semana.

Related Posts with Thumbnails

Veja também,