Blog Alexandre Carvalho

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Plano de Marketing

Hoje estarei postando uma das matérias excelentes de marketing, feitas pelo meu amigo Rafael Mauricio Menshhein, do blog Marketing . São conteúdos excelentes para quem quer aprender mais sobre Marketing. Hoje estarei postando sobre Plano de Marketing, na qual Rafael postou ano passado, mas como acho essa matéria fundamental, quero apresentá-la a vocês.

Plano de Marketing

Ao elaborar um plano de Marketing pode-se compreender a importância que existe em estar envolvido completamente com estudo e Pesquisa, o mercado não pára e seus concorrentes sempre irão buscar estar um passo à frente, com produtos melhores, com uma Marca muito mais presente na mente do consumidor e conseguindo a fidelização do público-alvo.
Um bom plano de Marketing tem natureza operacional, dividido em 5 etapas:

Informações de mercado

Nesta etapa ocorrem as coletas de dados, a busca por informações que dêem ao profissional de Marketing um direcionamento de quais ferramentas usar para elaborar e compreender o mercado, a concorrência e o público que pretende atingir;


Estratégias de Marketing

Este é o momento onde são definidas as estratégias, é um ponto onde o profissional de Marketing busca adequar as estratégias ao produto, empresa e mercado;


Mix de Marketing

O Composto mercadológico é elaborado com base nos 4 P´s (Produto, Comunicação, Distribuição e Preço), com informações precisas e estratégias bem elaboradas é facilmente simples de ser criado, é necessário conhecer bem a cadeia de fornecedores, a empresa, os Canais a serem usados etc.;


Implementação

Este é o ponto mais delicado, colocar toda a estrutura já montada para funcionar exige atenção, um planejamento de ações muito bem organizados e consome investimentos que devem ter retorno positivo ao longo da sua vida útil;


Controle e realimentação

Nada pode ser feito sem que haja um controle, usar as ferramentas corretas para medir o desempenho da organização, as mudanças do mercado e as melhorias que podem ser feitas com base no feedback do consumidor são fundamentais e geram um ciclo evolutivo, os profissionais de Marketing sabem da importância deste ponto e procuram não deixar brechas para a concorrência superar sua empresa.


Muito mais do que um planejamento, o plano de Marketing é a base para que uma nova linha de produtos ou serviços e Marca, voltados para que todos os pontos levantados no planejamento acabem por atingir suas metas.
Quando um plano de Marketing não sai como planejado pode-se dizer que o marqueteiro não sabe como elaborar um, não conhece o mercado e muito menos a empresa, por isso sempre fracassam e levam as empresas consigo.
Os profissionais de Marketing sabem muito bem quais pontos são importantes, mesmo sabendo que todos são importantes, ele dá prioridade àqueles pontos onde a concorrência já tem experiência ou pode vir a usar como ponto de ataque em sua estratégia, por isso é muito importante que o profissional de Marketing saiba entender os dados que recebe em suas mãos e dê Valor para o aprendizado contínuo.
Um plano de Marketing é composto pelas seguintes partes:

* Resumo executivo e sumário;
* Situação atual de Marketing;
* Análise de oportunidades e questões;
* Objetivos;
* Programas de ação;
* Demonstrativo de resultados projetados;
* Controles.


Agradeço ao Rafael pela parceria e colaboração com meu blog.
Caso queira comentar, sugerir, ou discutir algo, por favor entre em contato pelo blog ou pelo meu e-mail - alexandre@alexandrecarvalho.com

Grande Abraço

Fonte : Marketing

Um comentário:

Rafael Mauricio Menshhein disse...

Meu caro amigo Alexandre, muito obrigado pela referência, é uma grande honra ser citado em seu blog e espero que os textos estejam à altura do seu blog.
Tenho sua parceria como uma das mais importantes e sei que seus posts são sempre excelentes, buscando informar um público que deseja conhecer mais profundamente o Marketing.
Obrigado novamente, muito sucesso com seu blog e sua carreira profissional.
Um grande abraço.

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