Blog Alexandre Carvalho

sábado, 19 de setembro de 2009

Web chega a 23% das residências brasileiras

A cada 10 domicílios brasileiros, três possuíam computador no ano passado. Apesar disso, o aparelho foi o produto preferido dentro da lista de eletro-eletrônicos para casa. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta sexta-feira (18/09).

De acordo com o levantamento, o número de lares com PC aumentou de 26,5% em 2007 para 31,2% em 2008, ou seja, são quase 18 milhões de casas. Desse total, 56% está na região Sudeste. A região que possui o menor número de computadores é a Nordeste, onde somente 15,7% possuem o aparelho. Em seguida está a região Norte com 17%.

Internet
De todas as residências com computador no país, 23,8% tinham acesso à internet no ano passado. O percentual é maior do que em 2007 (20%), mas a desiguldade de conexão continua. A região Sudeste possui o maior número de domicílios conectados (31,5%), depois aparecem: Sul (28,6%), Centro-Oeste (23,5%), Nordeste (11,6%) e Norte (10,6%).

Para Élia San Miguel, analista de telecomunicações do Gartner, é normal encontrar mais casas com computador do que com internet. "O crescimento acontece porque as classes C e D estão comprando micros. Mas o preço do equipamento ainda é caro, assim é preciso parcelar o pagamento. Só depois é que o consumidor começa a pensar em pagar por um serviço de acesso", afirmou ao UOL Tecnologia.

O Brasil tem uma taxa média de penetração de internet de 15%, enquanto Argentina e Chile possuem 25% a 30%, segundo dados do Gartner. "Temos uma área enorme e com dificuldades de instalar infraestrutura para acesso. Veja o caso da Região Norte. A expectativa é que, com o impulso da venda de computadores, as operadoras passem a oferecer serviços melhores e mais em conta em várias regiões", afirma Élia.

Telefonia
De acordo com o Pnad, 82,1% dos lares brasileiros possuem telefone, ou seja, mais de 47 milhões de residências. O número representa um aumento de 6,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Desse total, 31,7% possuía celular em 2007. Ano passado, o percentual saltou para 37,6%.

Com o crescimento dos celulares, mais de 40% das casas não possuem telefone fixo. A região Norte lidera esse ranking com 49% de domicílios utilizam somente aparelhos móveis. Depois aparecem: Centro-Oeste com 47,7%, Nordeste 43,9%, Sul com 40,8% e Sudeste com 29,3%.

Os nordestinos são os campeões nas conversas pelo celular, apresentando crescimento de 35,2% em 2007 para 43,9%. "Na região Norte e Nordeste principalmente, nem sempre é fácil levar cabeamento para telefonia fixa, o que resulta em serviços caros e sem muita qualidade. O celular também acaba sendo a maneira mais fácil, barata e que funciona em todo lugar", conclui Élia.

Fonte: Redação Adnews

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Veja também,