Blog Alexandre Carvalho

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Endomarketing: Aproximando empresas e colaboradores

Entrou no ar ontem, a entrevista que fiz, junto com outros consultores, para a Catho sobre Endomarketing. Abaixo a entrevista que foi no ar no Portal Catho, feita por Naísa Modesto.

Grandes somas são investidas em publicidade, treinamento de funcionários, tecnologia e, ainda assim, os resultados não são alcançados. Mas por quê?

Apesar de a valorização do fator humano constar no discurso da maior parte das empresas, nem sempre é isso que acontece na prática. Desenvolver ações que mantenham o colaborador informado e alinhado às práticas da organização não contribui apenas para os índices de produtividade, mas também para a manutenção de um clima positivo e de confiança no ambiente de trabalho. Tudo isso pode ser alcançado com um plano eficiente de Endomarketing.

Flávio Tófani, consultor nas áreas de Comunicação, simplifica a idéia: "Endomarketing vai além da Comunicação Interna. É a possibilidade de promover a gestão da empresa com foco nas pessoas, buscando criar um melhor ambiente de trabalho, através de diversas frentes, como a difusão planejada e eficaz da informação, a valorização do indivíduo, o investimento no profissional, entre outras práticas."

Com um ambiente propício e o fortalecimento da parceria entre empresa e funcionário, acontece o desenvolvimento mútuo: da empresa, como instituição, e da pessoa, como indivíduo e profissional.

Segundo Tófani, as ações do gênero devem ser planejadas com antecedência e trabalhadas como composto Endomarketing-mix, constituído por: produto (empresa), preço (investimentos no funcionário), praça (líderes) e promoção (Comunicação Interna). Para tanto, é essencial conhecer a fundo o cliente interno, adaptar as práticas às necessidades de cada departamento, ouvir o que o colaborador tem a dizer e promover avaliações contínuas – tanto do profissional quanto dos métodos.

Luís Carlos Silva, coordenador do site Endomarketing.com, resume o objetivo das ações: "Envolver os empregados e engajá-los nas ações empreendidas no âmbito interno, principalmente as que visam implementar ou ampliar novos produtos ou serviços."

A principal ferramenta deste processo acaba sendo a Comunicação Interna, até mesmo pela visibilidade que tem dentro da empresa, mas ela não é a única. "Nada supera o discurso da cúpula na formatação dos argumentos de venda das idéias e objetivos aos empregados. Essa, eu diria, é a ferramenta-matriz do Endomarketing", diz Silva.


O BÊ A BÁ DO ENDOMARKETING

Alexandre Carvalho, consultor de Comunicação e Marketing, dá dicas sobre como desenvolver as ações dentro da sua organização.

Carvalho ressalta que é importante levar em conta as exigências dos funcionários na hora da implantação do plano: "Faça uma pesquisa que aponte o que o funcionário gostaria que a empresa fizesse para ele. Fazendo isso ou conversando com cada funcionário, você terá informações sobre excelentes atividades que você pode desenvolver. Acredite: muitas vezes, as ações que eles querem são simples. Saiba ouvir para ter um grande retorno."


NÃO CAIA NESSA!

Promover a Comunicação Interna como grande heroína do Endomarketing não é a saída. As ações desta área estão ligadas a uma série de atividades, que podem surtir efeito em curto, médio ou longo prazo.

Feita a previsão desse período de conquista dos objetivos, é preciso medir o resultado e o alcance das ações, fazendo a relação entre as duas coisas."Assim como no Marketing, o Endomarketing deve ter um link claro e direto com resultados. Isso é básico para se construir uma estratégia vitoriosa", diz Silva.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra - www.catho.com.br/estilorh

Fonte: Catho - Estilo RH

Agora abaixo, está a entrevista original que fiz com a Naísa:


Como você define Endomarketing?

Nenhuma estratégia ou planejamento de marketing irá dar um resultado satisfatório, se você não cuidar das pessoas de sua empresa, ou seja, do endomarketing. Endomarketing nada mais é que fazer com que o colaborador se sinta familiarizado com o ambiente de trabalho, com os objetivos e principalmente entusiasmado em trabalhar pela empresa. E como empolgar meu funcionário e fazer com que ele realmente vista a camisa da empresa? Simples, apenas mostrar ao seu funcionário que você, assim como ele, faz parte de uma grande engrenagem da empresa. Sem ele, a engrenagem pára e conseqüentemente a empresa também.


Qual o objetivo do Endomarketing?

O objetivo é fazer com que o funcionário se sinta bem, feliz, que vista a camisa da empresa e trabalhe com dedicação. Que seja o vendedor da sua empresa fora do horário de trabalho. Fazer com que ele fale bem de sua empresa, para parentes, vizinhos, amigos, enfim, todas as pessoas que o cercam. Um funcionário bem tratado e reconhecido, lhe trará, além de um excelente desempenho, um retorno fantástico. Além disso, o endomarketing através de pesquisas com os funcionários, poderá apontar os pontos à melhorar da sua empresa, que na maioria das vezes não são vistos pelos dirigentes da empresa.


Como estabelecer ações de Endomarketing dentro de uma empresa?

Você pode fazer um planejamento de ações, onde poderá elaborar boletins, jornais, murais com notícias da empresa, aniversariantes do mês, desempenho da empresa, funcionário destaque do mês, entre outros. Poderá fazer também eventos sociais, festas típicas, premiações, sorteios, comissões, entre outras inúmeras ações para incentivar seu funcionário. A criatividade, como em qualquer outra área do marketing, é fundamental para ter sucesso nas ações de Endomarketing. Lembre-se sempre em fazer ações que, se você fosse funcionário, ficaria entusiasmado com essa idéia.


Quais são as principais ferramentas do Endomarketing?

Humildade, para saber que seus funcionários, são seres humanos. Portanto faça sempre aquilo que você gostaria que fizesse para você. Cumprimente todos os funcionários, converse com eles, trate eles como seus amigos. Lembre-se sempre que cada integrante de sua equipe é importante para o sucesso de sua empresa.

Liderança, para saber o que cada funcionário tem de melhor e o quanto ele pode contribuir para sua empresa.

Criatividade, para fazer ações eficazes.


Quais são os erros mais comuns cometidos no Endomarketing?

Criar ações fora do contexto dos funcionários da sua empresa.

Fazer eventos, jornais etc, e não ter humildade de conhecer cada funcionário, não cumprimentar ao vê-los, deixar sempre o supervisor cuidar desses "eventos para os empregados".


O que é essencial para desenvolver ações de Endomarketing de maneira eficaz?

Saber exatamente o que o funcionário deseja. Fazer uma pesquisa, que aponte o que o funcionário gostaria que a empresa fizesse para ele. Fazendo uma pesquisa ou conversando com cada funcionário, ele comentará sobre excelentes ações que você poderá desenvolver. E acredite, muitas vezes as ações que eles querem, é simples. Por isso saiba ouvir para ter um grande retorno tanto nas ações de endomarketing, como no desempenho da empresa.


Você pode me indicar livros ou cursos sobre o assunto?


Internal Marketing: Tools end concepts for customer-focused management

de Pervaiz K. Ahmed e Mohammed Raqif
Butterworth-Heinemann, Oxford 2002

Esse livro trata da teoria do Marketing Interno, suas conexões com a gestão do conhecimento e aprendizado organizacional. Apresenta com detalhes 18 estudos de casos com empresas dos mais diferentes portes e ramos de negócios. Esse livro está em inglês.


Marketing: Gerenciamento e Serviços

de Christian Grönroos
Campus, Rio de Janeiro 1995

Nesse livro, o professor e consultor em serviços internacionalmente aclamado, Christian Grönroos, examina as novas regras da concorrência em serviços, que todas as empresas - desde as industriais e prestadoras de serviço, até entidades sem fins lucrativos - têm que dominar, se quiserem sobreviver. Sua abordagem sobre o Endomarketing, no capítulo 10, é teoricamente bem fundamentada e orientada para a gestão.


Endomarketing: Empresários Versus Executivos

de Thomas R. Horton e Peter C. Reid
Makron Books, São Paulo 1993

Esse livro, fundamentado em entrevistas com presidentes, executivos, gerentes de vários níveis em mais de 100 empresas, mostra que a credibilidade pode e deve ser restaurada, revitalizando e fortalecendo as relações entre patrões e empregados.


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segunda-feira, 12 de maio de 2008

Claro venderá iPhone no Brasil

A América Móvil anunciou hoje um acordo com a Apple, o que significa que a Claro será a primeira a vender o iPhone no Brasil. Além disso, o grupo dono da operadora brasileira vai comercializar o produto em toda a América Latina e terá exclusividade na distribuição.

Até 31 de março de 2008, a empresa tinha 159.2 milhões de assinantes e 3.9 milhões de linhas fixas no continente americano.

A assessoria de imprensa da Claro ainda não informou a partir de quando os aparelhos estarão disponíveis nas lojas, tão menos o preço pelo qual será vendido.

Fonte: AdNews

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sexta-feira, 9 de maio de 2008

Claro - Dia das mães

Em homenagem ao Dia das Mães, um comercial muito bacana e criativo da Claro.




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quarta-feira, 7 de maio de 2008

Vectra Elite - Pierce Brosnan

Um comercial criativo e elegante do novo Vectra Elite. Esse comercial mostra toda classe e bom gosto de quem tem um Vectra Elite. Destaque para a atuação do Pierce Brosnan, que mesmo fazendo o papel principal do comercial, um "James Bond", mostra sua qualidade como ator, interpretando vários personagens.



Ficha Técnica
Campanha: Vectra Elite 2.0

Produto: Vectra Elite 2.0
Cliente: Chevrolet
Agência: McCann Erickson
Diretores de Criação: Adriana Cury, Eric Sulzer, Paulo Sanna, Fernando Penteado e Fabio Matiazzi
Redator: Fernanda Machado e Marcelo Rosa
Diretor de Arte: Carlos Bertuol, Diego Silva, Alexandre Costa e André Candeloro
Atendimento: Alexandre Filizola e Simone Lopes
Aprovação pelo Cliente: Samuel Russell, Ricardo Ferraroni e Hermann Manhke
Planejamento: Aloísio Pinto
RTV: Paula Moraes
Produção gráfica: Magda Mendonça
Mídia: Thatiana Rodrigues
Aprovação de mídia - cliente: Cristina Ponte e Cristina Yoshihara


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